domingo, 13 de setembro de 2009

http://www.itarget.com.br/clients/catarina.ce.gov.br/?op=paginas&tipo=pagina&secao=2&pagina=5

História do município
O nome Catarina tem origem em Catarina de Albuquerque, filha da união de Jerônimo deAlbuquerque com a Índia Maria do Espírito Santo Arcoverde. filha de Arcorverde, cacique da tribo dos Tabajaras, de Pernambuco ou ainda em Catarina Cardoso da Rocha Resende Macrina, que foi casada com o Coronel Francisco Alves Feitosa, pois as duas famílias se misturaram e os Feitosa tinham adoração por Santa Catarina, mormente o nome de Catarina ser frequente em seu meio, sendo estes os primeiros proprietários das terras que dariam origem ao município de Catarina.

O nome inicial era Serra da Catarina, pertencente ao município de Arneiroz, mudado pelos irmãos Dr. Joaquim Leopoldino de Araújo Chaves e Capitão Vicente Leopoldino de Araújo Chaves – que se tornaram donos desta terra em 1880 – para Sítio Santa Catarina. Em 1892 os irmãos venderam as terras a Francisco Ferreira dos Santos, pai do velho conhecido João Ferreira dos Santos, que, em 1913, construiu a capela do Padroeiro São José e, em escritura datada de 27 de outubro de 1916, fez doação da área ao patrimônio de São José, sendo os cultos religiosos, batizados e casamentos celebrados pelo Padre de Saboeiro, José Francisco de Oliveira, três vezes por ano.

Gentílico: Catarinense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, figura no município de Saboeiro o distrito de Santa Catarina.

Pela lei nº 263, de de 28-12-1936, o distrito de Santa Catarina deixa de pertencer ao município de Saboeiro, sendo anexado ao município de Tauá.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Santa Catarina, figura no município de Tauá.

Pelo decreto-lei estadual nº 169, de 31-03-1938, retificado pelo decreto estadual nº 378, de 2010-1938, o distrito de Santa Catarina deixa de pertencer ao município de Tauá, sendo anexado ao município de Saboeiro.

Pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938, o distrito de Santa Catarina passou a denominar-se Catarina.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito já denominado Catarina, figura no município de Saboeiro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Catarina, pela lei estadual nº 3604, de 25-05-1957, desmembrado de Saboeiro. Sede no atual distrito de Catarina. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-07-1957.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital

Santa Catarina para Catarina alterado, conforme determinação contida no decreto estadual nº 448, de 20-12-1938.

Fonte: IBGE

CRONOLOGIA DA CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO
1711 - Em 04 de dezembro, foi concedido a Sesmaria do Condadú a Baltazar Ferreira Lima e João de Almeida, com três léguas para cada um, pegando o rio Condadú de cima a baixo.
1727 - Foi criado o aldeamento do Arneiroz para concentrar os índios Jucás e Inhamuns, descendentes da grande nação Cariris, para "amansá-los". Alguns anos depois os índios foram retirados dali por ordem superior por estarem causando destruição no gado e criações pequenas dos colonos da vizinhança. Dali foram levados para o aldeamento ou Missão do São Mateus (hoje município de Jucás).
1785 - Em 13 de novembro deste ano foi criada a Freguesia, que correspondia a Paróquia de hoje, de Arneiroz e a serra de Santa Catharina, em parte, pertencente a ela, nos seguintes limites: do lado direito do rio Condadú até a sua nascente, tendo como marco final o Sítio Retiro e do lado esquerdo pertencente ao Saboeiro.
1880 - Os irmãos Vicente Leopoldino Chaves e Joaquim Leopoldino Chaves, então proprietários do sítio Barbatão e Santa Catharina, local onde hoje está assentada a cidade de Catarina, os vendem a Francisco Ferreira dos Santos, retirante vindo do litoral de Cascavel.
1910 - Padre José Francisco de Oliveira, vindo do Saboeiro, marca o local da futura capela de São José no sítio Santa Catharina, sob as terras doadas por João Ferreira dos Santos.
1911 - João Ferreira dos Santos, filho de Francisco Ferreira dos Santos, com a ajuda material de Maria José de Andrade, em sistema de mutirão, dá início à construção da Capela de São José.
1913 - Foi terminada a construção da capela de São José.
1914 - É celebrada a primeira missa na capela, pelo padre José Francisco de Oliveira;
1916 - João Ferreira dos Santos, percebendo que o povoado toma impulso, doa duas tarefas de terra para o patrimônio de São José.
1921 - O prefeito de Arneiroz, município ao qual a povoação de Santa Catharina era subordinada, criou por decreto, o distrito de Santa Catarina e a povoação passa, automaticamente, a categoria de vila. Foi nomeados juiz de paz, sub-delegado e chefe para o Cartório de Registro Civil;
1931 - Incorporou-se como comarca ao município de Afonso Pena (Acopiara);
1936 - Passa a pertencer à comarca do município de Tauá;
1938 - O distrito de Santa Catharina se desmembra territorialmente de Arneiroz e passa a pertencer ao município de Saboeiro e à comarca de Iguatu, tendo sido elevado à condição de vila pelo Decreto Lei nº. 169, cessando em definitivo a sua peregrinação. 1938 - Neste ano, com o advento da 2ª Guerra Mundial e para não causar confusões nas entregas de correspondências, foi criada uma Lei Federal que unificou todos os nomes de localidades, prevalecendo as de maior porte - permaneceu com nome o Estado de Santa Catarina e este distrito e a vila sede passaram a se chamar, simplesmente, Catarina.
1957 - Pela Lei nº. 3.604, de 25 de maio, da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, Catarina passou a ser município autônomo, adquirindo sua emancipação.
1958 - Em 03 de outubro deste ano aconteceu à primeira eleição para eleger o primeiro prefeito e Câmara de Vereadores.
1995 - Foi criada a Comarca de Catarina.

ORIGEM DO NOME
A palavra Catarina de origem latina e é um adjetivo “designativo da roda de encontro dos relógios” (M. Filho, Dicionário Ilustrado, 1977:247). O batismo deste Município com o nome de Catarina é teoricamente definido pelo tabelião José Feitosa Chaves, do 1º Ofício, desta Comarca, que o nome deve-se a Catarina Cardoso da Rocha Macrina, esposa de Francisco Alves Feitosa, pioneiro na exploração desta região. Seu descendente, coronel Leonardo Feitosa, ao lidar por esta serra a chamou de Santa Catarina, em homenagem à sua ancestral e primeira mulher a habitar esta região, por volta de 1720, quando tomaram posse da sesmaria do Rio do Jucá. Os descendentes do Cel. Manoel Martins Chaves, dos Inhamuns, Dr. Leopoldino Araújo Chaves e Vicente Araújo Chaves, possuidores do Sítio Barbatão, por volta de 1880, passaram a chamá-lo, também de Santa Catarina, local onde hoje está assentada a cidade de Catarina, sede do Município do mesmo nome. É totalmente desprovida de qualquer fundamento a teoria que defende ser Catarina o nome de uma índia, pois não existe possibilidade nenhuma de uma nativa, naquela época, chamar-se Catarina, devido à palavra ter sua origem latina e não tupi-guarani. E ser muito usado na Rússia.

Informações retirados do livro História & Estórias de Catarina:
ANDRADE Iran Paes de, Fortaleza: ABC Editora, 2003.
Complementadas pelo autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário